terça-feira, 24 de agosto de 2010

A medida do peso: você é o que você come.

Você é o que você come, certo?
Certo...

     Um indivíduo que nutre em seu cardápio, hábitos alimentares saudáveis - pratos coloridos, variados, com pouca presença de gorduras saturadas, com frutas e bastante água - é, com certeza uma pessoa mais feliz, mais realizada....
     Com certeza se comporta melhor em reuniões do trabalho, trata melhor os pais, liga sempre pros amigos, é fluente em mais de uma língua, sabe diferenciar entre a boa e a má oportunidade, é mais sociável, mais gentil, mais inteligente...
     Esforça-se mais que os outros, é exímio contador de história aos filhos, tira as melhores notas e, claro, é mais magro, forte, esbelto... significativo.
     Não?
     ...é claro que não.
     Uma coisa não se relaciona com a outra - pelo menos não de forma direta e irrestrita. Alimentar-se bem, tendo como acompanhamento uma atividade física, ajuda a pessoa a se sentir bem consigo mesma e assim, sentindo-se mais disposta, seguir em frente e encarar as dificuldades.
    A relação gordura X capacidade é completamente absurda, equivocada e incoerente.
   O século XX trouxe com ele atribuições de magreza e esteticidade que já se arraigaram naquilo que a gente acha que é normal. A tendência de achar que a beleza estética é , de perto, o caminho para a felicidade, nos afasta d"O essencial é invisível aos olhos", de Exupérry.
    E foi assim que sairam fotos de dois eventos que tangem nossa cultura atual. Ambas foram marcadas por ícones ou da moda ou do mundo dos famosos: O Peão de Boiadeiros, em Barretos, e o Miss Universo 2010, em Las Vegas.
    O que intriga, na verdade, é a forma como  repercussão dos fatos ocorre. No afã de dar a notícia, os repórteres responsáveis pela matéria de Mariah, veiculada no site babado.com , cometem gafes - para ser simpática - , ou melhor, atentados às nossas inteligências e conceitos de felicidade.
     Abre aspas: "Mariah Carey se apresentou, neste sábado (21), para milhares de fãs da world music e do sertanejo, em Barretos.  A cidade, localizada no interior de São Paulo, recebeu a "diva" americana no Parque do Peão. A cantora foi levada ao palco por um de seus bailarinos. Neste momento nota-se seus quilinhos a mais. (...) Na troca de figurinos, Mariah esconde as curvas salientes com um casaco preto.(...) Braço da cantora acusa os quilos a mais. (...) O vestido preto marcava a cintura de Mariah e ganhava mais volume na parte de baixo" 

     Oi, quem se importa com os quilos a mais de Mariah se ela continua cantando e encantando as pessoas que gostam de sua música? Se boa ou má cantora, cabe a algum crítico musical avaliar, o aumento de peso da cantora não a deixa mais ou menos capaz.

...e essa sou eu, com 20 anos;1,62m de altura,
mais ou menos 55 kg, nascida em Teresina - PI
e futura jornalista formada na UnB.
Essa é a miss 2010, ela tem 22 anos,
1,74m de altura, nasceu em Guadalaraja
 no México e faz faculdade de Nutrição

 Tá vendo, inteligência, sensibilidade, atenção, capacidade não são parâmetros medidos pela beleza ou quantidade de gorduras!


2 comentários:

  1. kkkkkkkkk Adorei o post. Sou a prova viva de que alimentação saudável e exercício físico fazem uma falta... não sou a mesma de uns anos atrás. Mas é bom que sempre que estou me esquecendo disso alguém vem me lembrar neh Miny?! :D

    ResponderExcluir
  2. Bom bom...quem se importa com uns quilinhos a mais quando a saúde mental reina. O equilíbrio é o caminho..
    to correndo e tentando chegar nele ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails