sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dilma no Twitter

                                          
      Candidatos à presidência no Brasil utilizando as mídias sociais

Onze de abril, Dilma Roussef apresenta-se: "Bom dia, boa tarde, boa noite p/ quem me lê em qquer lugar do mundo. Começo hoje minha aventura no twitter. Quero aprender c/ vcs." Foi assim que, nesse mês, a candidata petista à presidência tornou-se uma das mais novas usuárias da mídia social twitter, terceira colocada entre as mídias sociais mais usadas no Brasil*.
Ela não foi, contudo, a primeira; os outros candidatos presidenciáveis, como o tucano José Serra, a senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), já usufruiam da mídia e no mesmo onze de abril, José Serra após o lançamento de sua candidatura, postou: “A partir de agora, então, vocês seguem um pré-candidato à presidência da república. rs Boa noite a todos.” No outro lado, Marina Silva reunia mais de 19 mil seguidores enquanto Ciro contabilizava 11 mil.
No dia seguinte, a ex-ministra twitou: "C/um pouco de atraso,pois estava voando p/ Fortaleza,agradeço a companhia dos 16.783 do primeiro dia de twitter.Vamos continuar conversando." , mostrando a força da internet nas futuras candidaturas, legado muito bem utilizado pelo atual presidente norte americano em sua campanha.
Então, será que assim como a TV 3D está para a Copa Mundial de Futebol 2010 na África do Sul, o Twitter está para as futuras campanhas presidenciais brasileira? Não seria muita pretensão, a internete pode e conseguirá modificar os perfis dos futuros eleitores, possibilitando que informações sejam transferidas diretamente das fontes. Deixando em nosso encargo o senso crítico da pesquisa, atenção e comparação de fatos.
Dilma já twitou: "É p/as crianças e jovens que temos que criar uma sociedade baseada no conhecimento,na livre circulação de idéias e informações,na educação." e ainda: "Voltamos a fazer política industrial:tudo o que pode ser produzido no Brasil deve ser produzido no Brasil.Isto fez e faz toda a diferença." Futuras promessas eleitorais para a consolidação da política interna e externa de seu companheiro Lula? Cedo para campanha, mas não para entender as intenções de um futuro governo.
O interessante é saber que podemos estar, teoricamente, mais próximos daqueles que poderão governar nosso país, vale à pena estar de olho no que os candidatos postam diariamente, acompanhar os noticiários, ler os jornais e a internet. Sejamos presentes na mudança de atitude. 

*(dados de 02/2009).

Um comentário:

  1. Nossa, você está escrevendo muito bem Iasminny!
    Parabéns pelo texto, tanto esse quanto o da Geyse (por hora, foram apenas os que eu li).
    Gostei bastante do modo como você aborda as questões, se posicionando de forma incisiva.
    Enfim, parabéns!

    Beijos, da super sumida,
    Clarissa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails