quinta-feira, 22 de abril de 2010

Snap e as Pulseiras do Sexo

                 
                             Charges.com e as pulseirinhas do sexo
Entendamos o conceito:
SINAL é algo que significa alguma coisa. Um sinal ou figura é sempre menor que o seu significado, por exemplo, quando em uma determinada situação, uma pessoa faz um sinal de levantar um tecido branco e o balançar. Esse ato é parte do significado: rendição.
SÍMBOLO, ao contrário do sinal, exige um conhecimento específico para ser entendido e assimilado, podendo nada representar para pessoas que não convivem em determinado meio. Um símbolo é compreendido apenas no meio daqueles que o conhecem, exemplo atual: as pulseiras do sexo. 
 
Feitas para um jogo que virou febre nas escolas do Reino Unido, o Snap, nesse game a menina coloca várias pulseiras de silicone coloridas no braço e um jovem tenta arrebentá-las. Cada cor representa uma ação, que vai desde um abraço até "vale tudo", a prenda é paga assim que a pulseira correspondente é arrbentada.Cada uma tem um significado que, invariavelmente, conduz a conotações sexuais ou erógenas.
Esse tipo de ideia não é uma novidade do século XXI, nos anos 70, na comunidade gay de São Francisco e de Nova York, começou o uso de lenços no bolso traseiro das calças jeans: as cores correspondiam ao tipo de relação desejada, e o bolso escolhido dizia se o homem queria ser o "ativo" ou o "passivo".
Há alguns anos, uma empresa sueca inventou a "aliança dos solteiros", diferente das de compromisso pratas utilizadas por namorados e noivos, e das de matrimônio, douradas;  as dos solteiros são de acrílico externo turquesa modelados sobre anéis de prata e utilizadas com ituito de deixar claro que, em uma balada, a pessoa está solteira e à caça.
É sempre aquela vontade surrupiada de dizer algo que se tem vontade de dizer ou mostrar a respeiro de si e não se pode ou não é aceito publicamente.Mas, ainda assim, isso nao isenta do símbolo um significado. Não é porque uma pessoa não sabe o significado de um pingente que usa diariamente, que o significado deste símbolo deixa de existir, e de significar.
Posso afirmar: muitas das crianças e adolescentes que usam essas pulseiras usam apenas pelo design e por acharem-nas bonitas, mas pedófilos, estupradores e uma gama de gente mal intencionada reconhece o poder da ingenuidade no uso de "pulseirinhas bonitinhas";
O assunto já foi largamente discutido nas mídias, governos estaduais proibiram o uso dos acessórios, alguns optaram pelo esclarecimento em detrimento da obstrução, mas fica claro o perigo: nas últimas semanas, três jovens que usavam as pulseiras foram estupradas na Amazônia, duas delas foram mortas. Em Londrina, no Paraná, uma menina de 13 anos, que também usava as pulseiras, foi estuprada.
Coincidência ou não, as pulseiras estavam ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails