segunda-feira, 26 de abril de 2010

Para quem tem medo de envelhecer...

Que sorte tem aqueles que podem dizer a si mesmos ao fim da vida: "Vivi"
Por muito ou pouco tempo, não importa, não é realmente a quantidade de dias que interferem na satisfação de viver bem. Há quem ache o discurso ultrapassado e piegas, de fato, o lema viver a vida não é nem de perto jovem, mas deve ser por isso que se mantém tão correto.
Já diziam os árcades, em suas lúgubres cavernas, em forma de rima latina "Carpe Diem", colha seu dia.
Essa semana, veio à mídia a notícia do pequeno Harry Crowther, de West Yorkshire, na Inglaterra, que sofre de *progéria atípica, uma forma um pouco menos severa da *progéria clássica conhecida como síndrome de *Hutchinson-Guilford.
O garoto, de 11 anos, envelhece cinco vezes mais rápido que as pessoas normais e já sofre de artrite, tem estatura menor do que a de seus colegas, não tem gordura corporal, mas diferentemente da síndrome clássica, cujos afetados geralmente vivem apenas até a adolescência, sua expectativa de vida pode ser mais alta. Há casos de pacientes da síndrome atípica que viveram até mais de 30 anos de idade
A pele de Harry já começou a afinar, seu cabelo cresce lentamente e os ossos de seus dedos e da clavícula começaram a erodir.O menino toma analgésicos quatro vezes por dia e faz hidroterapia para ajudá-lo a suportar a dor e exercitar as juntas.
A doença de Harry Crowther é tão rara que seu caso é o único confirmado no Reino Unido. Em todo o mundo, apenas 16 casos** são conhecidos.
O jovem, que também é escoteiro e anda de skate e bicicleta, tem sua saúde monitorada constantemente, mantém uma dieta baixa em gorduras e realiza atividades físicas para evitar desenvolver problemas cardíacos, comuns nesse tipo de doença.
A síndrome de Hutchinson-Guilford é causada por uma mutação no gene LMNA (conhecido como o gene do envelhecimento), que faz com que ele envelheça a uma velocidade muito mais rápida do que o normal, como o caso de Jack***, interpretado por Robbin Willians, na ficção de mesmo nome.
No longa-metragem, Jack, que envelhece quatro vezes mais rápido que seus amigos, mostra com humor e delicadeza os profundos questionamentos de envelhecer e de viver da melhor maneira possível, adaptando-se ao mundo que o rodeia.
Tanto Jack quanto o pequeno Harry tem mais do que a síndrome em comum, em meio a todos os problemas que uma criança tem na escola e em casa com os pais, ambos nos mostram que sempre podemos seguir a vida e vivê-la da melhor maneira possível.
Viver é senão o mais difícil dos acontecimentos existenciais, o mais complexo de se aprender. Morrer todos vamos, sem saber o dia ou com que aparência, mas vale a tentativa, sempre, de sermos sempre melhores.
 
"Quem passou pela vida em branca nuvem,
E em plácido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu."
FRANCISCO OCTAVIANO

*Progeria ou Envelhecimento Precoce
É uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em até cerca de sete vezes em relação à taxa normal. A palavra progeria é derivada do grego e significa "prematuramente velho". A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. Desde a sua identificação foram relatados cerca de 100 casos. As vítimas de progeria nascem bebês normais mas, por volta dos 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce.
Características:
As principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. A morte precoce é causada por aterosclerose.
**Segundo o Great Ormond Street Hospital, onde o menino recebe tratamento.
***Dirigido pelo premiado cineasta FRANCIS FORD COPPOLA#, Jack (ROBIN WILLIANS) quer ir à escola e brincar com outras crianças. Só que ele não é um garoto comum: portador de uma doença rara, Jack envelhece quatro vezes mais rápido que o normal, fazendo dele um menino em corpo de homem. O talento extraordinário de ROBIN WILLIAMS sob a primorosa direção de COPPOLA faz desta comédia um filme imperdível para toda a família.
# Vencedor de cinco Oscar®

A família do menino utilizou das mídias sociais para criar uma página no Facebook para divulgar informações sobre a doença e ajudar outras pessoas que tenham sintomas semelhantes e não tenham conseguido diagnosticar a doença

4 comentários:

  1. Esse post ficou muito bom!!! Agradável de ler e bem curioso. Muito bom mesmo
    :D

    ResponderExcluir
  2. Eita, vou procurar esse filme...
    Parabéns pela matéria, Srta. Jornalista =)

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse video aqui tem a ver com o post!!! :D
    http://www.youtube.com/watch?v=ij4droGVBmE

    ResponderExcluir
  4. pode nao parecer que eu apareça por aqui...dificilmente deixo comentarios, mas adoooro seus posts! Li varios mas resolvi dxar nesse em especial, ficou ótimo!! um grande bjooo miss Minny! De sua amiga e fã a Japa! rsrsrsrsrs Saudadesss monstras

    Camila Saiki

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails