sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DIA DA SAUDADE

É um sentimento complicado esse, da saudade. Como resgatar aquilo que nos pertenceu apenas por um espaço de tempo limitado? Como destacar um momento marcante dos subjetivismos de nosso raciocínio?

A Carta - Renato Russo e Erasmo Carlos

A bem verdade é que não há como entender o caos que abrange a ausência, a perda, a distância de algo que muitas vezes apenas nós entendemos.
É o cheiro da terra molhada na casa dos avós quando se era criança; do vizinho que se tornou amigo e mudou de cidade; de uma tia que cuidou de você quando seus pais morreram, e que, infelizmente, também já se foi. Todos nós sem excessão já sentimos ou fomos alvo de uma saudade incontida, daquela que não precisa de subterfúgios para reaparecer, nem de desculpas para permanecer o tempo que achar necessário, pois quando aparece, abrimos nossos corações e a acolhemos como parte intrínseca nossa.
Nem sempre são só sentimentos alegres e nostálgicos. A saudade vem, por vezes, repleta de dor e sofrimento e em outros casos, a incoerente afirmação de sentir falta daquilo que nunca aconteceu ou que nunca nos pertenceu, ataca. Querer ter aquilo que nunca nos pertenceu é dar um tiro no próprio pé, é afirmar que existe o "se" no passado, quando na verdade nunca existiu.
 A dor da saudade do que não aconteceu é a pior parte, penso eu.
A palavra deriva do latim solitate, e literalmente significa solidão, mas a brasilidade romantizou o assunto e hoje não conseguimos distinguir a saudade da nostalgia de querer possuir novamente algo extinto e que dia após dia torna-se mais distante. A gênese do vocábulo, porém, diz-se vir da tradição marítima lusitana, cuja espera de retorno do alto mar afligia quem ficava em terra firme e não quem partia e sentia nostalgia.
Existente apenas na cultura portuguesa, a saudade ja foi (e sempre será) tema de músicas, livros, filmes, poemas:
Saudade
Na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
                                                  Mário Quintana
  Em outras culturas, palavra alguma transpõe com tamanho efeito o sentimento único da saudade. Em inglês, o "I Miss You" significa "Eu Sinto Sua Falta", em francês, "Souvenir" demonstra "Lembrança" e em espanhol, o "Recuerdo" ou o "Extraño Mucho" tomam, respectivamente, o sentido de "Lembrança" e "Sinto Falta". Nenhuma, no entanto, é capaz de traduzir o sentimento que franceses, norte americanos, espanhóis sentem com ou sem nomenclatura.
É universal o aperto no peito quando se quer rever as luzes de sua cidade natal, as reuniões de família, os amigos da escola, os lugares favoritos, as pessoas marcantes, os momentos únicos, os gostos e cheiros intensos, as sensações... Amanhã, 30/01, é dia da saudade,e já não me lembro de todas as pessoas de que sinto falta, não me recordo dos dias mágicos vividos em sua íntegra, mas guardo em mim a sensação de ter trazido comigo muito de tudo e deixado um pouco de mim nos dias vividos, nas manhãs já esquecidas.
Efêmera como só consegue ser a vida, deixo o sentimento invadir, esqueço a objetividade do jornalismo e me entrego à completa verborragia que só a saudade traz.
  Saudade é a 7ª palavra mais difícil de traduzir, Notícia veiculada em Londres pela BBC,no dia 23 de junho de 2004.
*Fotos que me trazem lembranças bonitas e me fazem querer ser sempre a garota que marca o coração dos outros pelo sorriso e pela palavra. Fotos que não abrangem a completude das pessoas e dos lugares, mas que representam os amigos, a infância, as cidades....Fotos que me dão saudade....

2 comentários:

  1. Disse que não iria comentar... não resisti...
    Graças a esse post hoje me sinto um pouco nostalgico. Um sabado... enfim, feliz dia da saudade

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia da saudade ahsuah o Luis é muito paia (^)
    aaah sinto falta, moooorro de saudades mesmo ainda mais tanto tempo longe de pessoas q tenho sempre comigo, é estranho matar a saudade q sentia dos q estão aqui e sentir saudades de vcs, mas é bom q qndo chegar ai vcs irão matar uma saudade e eu tbm rsrsr. Amore saudade mil.
    inte já já.
    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails