quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Doação de Sangue.

Eu, vossa iminente jornalista e que nas horas vagas é também correspondente, fui nesta última segunda feira (25/01) ao Hemocentro realizar minha segunda Doação de Sangue. Levei o namorado, que também estava em sua segunda doação, e registrei a experiência como forma de exemplo e modelo a ser seguido por meus cinco leitores.
Desde a chegada ao Hemocentro, fui bem conduzida à recepção e ao cadastro e logo após, à pesagem e ao exame de pressão. Uma coleta de sangue foi feita para que eu fosse considerada apta para a doação. Servi-me de um pré lanche e fui encaminhada para uma sala de entrevistas, onde com toda sinceridade respondi ao questionário que averigua alguns ítens da minha vida, como o uso de remédios e de doenças.
Após a saída da sala de entrevistas, beber muita água foi a recomendação médica. Tomei seis copos, ninguém lá ousaria dizer que eu não estava bem hidratada. Fui chamada para a Doação de Sangue e não houve dor maior que a de uma picada de formiga das grandes no braço.
É agradável saber que uma única doação minha pode beneficiar até quatro pessoas diferentes. Não apenas em caso de acidente ou fatalidade, meu sangue poderá ser usado em transfusões, hemodiálises. Salvando vidas e me deixando um pouco mais feliz comigo mesma, por minha disponibilidade e minha vontade de ajudar ao próximo.
Essa campanha realizada pelo Minny.na não é a primeira e espero que se torne um impulso para que surjam outras maiores e melhores que ela. Fica, ainda, o apelo para que VOCÊ doe sangue e realize uma boa ação que pode, inclusive, ajudá-lo em um dia ruim.
*A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária. As plaquetas têm que ser retiradas em até cinco dias, as hemácias podem ser posteriormente congeladas.
 *O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue.
*O custo operacional, por doador, que todo Banco de Sangue tem é de aproximadamente R$ 100,00.
*Doa-se em média 450 ml de sangue e o organismo repõe o volume doado nas primeiras 24 horas após a doação.

A ciência ainda não descobriu um líquido que substituísse o tecido sanguíneo, por isso é tão necessário que haja a Doação de Sangue voluntária.
*Perguntas Frequentes respondidas pelo site do Instituto Nacional do Câncer, o INCA.
**Agradeço à companhia e ao bom senso do meu namorado, Luis, que me acompanhou e fez sua parte como cidadão consciente às necessidades da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails