domingo, 31 de janeiro de 2010

BEIJO -EM FEVEREIRO-

 VINTE E OITO FATOS INCRÍVEIS SOBRE O BEIJO
-UM PARA CADA DIA DO MÊS DE FEVEREIRO-
UM MOTIVO POR DIA PARA DAR UMAS BITOCAS POR AÍ.

Ao que se refere, o beijo, do latim basium, significa toque dos lábios em alguma superfície, não necessariamente os lábios de outra pessoa.
O relato mais antigo desse tipo de ação, remonta de 2.500 a.C, nas paredes do templo Khajuraho, na Índia. Na antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses e na Antiguidade era comum, para gregos e romanos, o beijo entre os guerreiros quando retornavam de combate. Em Roma, aonde a prática foi difundida, o Imperador deixava que pessoas importantes lhe beijasse os lábios, enquanto os menos importantes, as mãos e os súditos, os pés. Variações desse ato são encontradas, por exemplo, na Rússia com os Czares; no Vaticano, com o Papa e no Brasil com a cerimônia do beija-mão implantada por D.João VI e mantida por D.Pedro I e D.Pedro II.
Houve,inclusive, época na Escócia que ao final dos casamentos o padre beijava a boca da noiva em forma de bênção. Acreditava-se que apenas assim o casal teria prosperidade e felicidade. Na Itália, no entanto, o homem que fosse visto beijando uma moça em público era obrigado a casar imediatamente com ela.
Tanto tempo de história, no entanto, não eximiu o beijo de ser mal visto ainda nos dias de hoje.Culpado de atentado ao pudor e aos bons costumes, na Venezuela, se beijos de língua demorados são trocados em público, é capaz de o sujeito sair dalí preso; na Malásia, é proibido beijar no cinema e o casal pego é obrigado a pagar uma multa exorbitante.
 
Como forte influenciador social, o beijo é mais do que um simples ato de ternuna, afeição. Com o decorrer dos séculos ele se mostrou capaz de transmitir intenções e consequentemente modificar o meio em que existiu. Hoje, cumprimentamos nossos amigos, familiares com singelos beijos no rosto e àqueles que tecemos paixão, beijos na boca.
Não é intenção desse post colocar em voga a discussão do "ficar", muito difundido entre os adolescentes. Mas fica claro que o beijo, com todo seu histórico, não é uma ferramenta de diversão pública ou ainda um utilitário social de festas.

Trago então, vinte e oito fatos incríveis a respeito do beijo para que você, caro leitor, tenha um motivo por dia nesse mês de fevereiro para beijar as pessoas que o rodeiam:
1 - Beijar ajuda a relaxar e a reduzir os efeitos do estresse.
2 - Durante o ato do beijo você coloca 29 músculos faciais em movimento, dos quais 17 são da língua. Em outras palavras, o beijo pode ser usado como exercício eficiente para prevenir o aparecimento de rugas.
3 - Um beijo romântico rápido queima entre uma e três calorias. Um beijo de boca aberta com contato de língua de curta duração pode queimar cinco calorias. Um beijo de um minuto pode gastar até 26 calorias. Isso é o dobro do gasto de uma corrida intensa, na subida.
4 - Quem beija, troca saliva contendo diversas substâncias como gordura, sais minerais, proteínas. A troca destas substâncias pode incentivar a produção de anticorpos pela sua relação com antígenos associados a diferentes doenças.
5 - Beijar ajuda a prevenir as cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca.
6 - Beijar apaixonadamente por 90 segundos eleva a pressão sanguínea e causa taquicardia. Aumenta o nível de hormônios no sangue reduzindo a expectativa de vida em um minuto.
7 - Estima-se que os homens que beijam suas esposas ao se despedir, antes de sair de casa, vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que apenas batem a porta. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito.
8 - Uma pessoa comum passa 20.160 minutos (14 dias) da sua vida beijando.
9 - De acordo com estatísticas norte americanas, uma mulher beija uma média de 80 homens antes de casar.
10 - Os antigos romanos beijavam uns aos outros nos olhos ou na boca como cumprimento.
11 - Na Rússia, o maior sinal de reconhecimento era um beijo do Czar.
12 - A etiqueta vitoriana exigia que o homem se curvasse para beijar a mão das damas.

13 - Nos EUA os beijos nas bochechas só são dados por pessoas íntimas e não é o cumprimento padrão como no Brasil ou na Europa.
14 - Em algumas tribos africanas se presta homenagem ao chefe ao beijar o chão por onde ele passou.
15 - A palavra ‘ósculo’ é sinônimo de ‘beijo’ em português. A palavra é originada do latim ‘osculum’, que significa ‘boca pequena’, ou seja, o movimento feito com os lábios no momento do beijo.
16 - Os romanos possuiam três tipo de beijo: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.
17 - O beijo mais longo durou 31 horas e foi realizado para um programa de televisão chamado “Ricki Lake” em 2002, na cidade de New Jersey.
18 - Em alguns locais ou certas ocasiões, beijar é crime. Nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode “beije habitualmente seres humanos”, na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa no domingo.
19 - Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e Coréias. Os beijos japoneses típicos são ‘beijocas’ para nós e parecem ter sido criados para censurar a ‘perda da moral’ do ocidente. Um casal japonês deve manter certa distância antes de ousarem se curvar para encostar os lábios por um segundo.
20 - Nos tempos medievais, os beijos eram levados a sério. Se um casal era pego “nos agarros” poderia ser forçado a casar.
21 - Os esquimós, polinésios e malásios esfregam os narizes ao invés de beijar.Mas ao contrário da crença popular, os esquimós não apenas esfregam os narizes uns contra os outros para mostrar afeto e amor. Assim que os narizes se encontram, eles abrem um pouco suas bocas e em seguida inspiram profundamente e soltam o ar pelo narizes, com os lábios cerrados. Depois de saborear os aromas uns dos outros, os parceiros pressionam o nariz contra as bochechas um do outro e ficam parados nessa posição por um ou dois minutos.
22 - Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar a miríade de emoções no rosto do parceiro.
23 - O prazer do beijo pode estar ligado ao fato do tato labial ser duzentas vezes mais sensível do que o tato nos dedos.
24 - O beijo de língua é chamado de “união de almas” na França. Comumente os franceses são atribuidos pela invenção deste tipo de beijo.
25 - ‘Beijo de borboleta’ é o nome dado a uma espécie infantil de beijo onde se esfrega suavemente os cílios no nariz ou bochechas de outra pessoa, com o movimento da pálpebra.
26 - Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico. É por isso que um casal pode sentir euforia ou êxtase durante um beijo.
27 - Metade das pessoas tem o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.
28 - Quando beijamos, uma descarga de substâncias neurotransmissoras inunda o cérebro, dando o torpor do prazer.

*Foi apenas no século XVII que os homens acabaram com o hábito de beijar uma pessoa do mesmo sexo.
*Sigmund Freud, o pai da psicanálise, encontra no primeiro contato do ser humano, durante a amamentação, a origem do beijo. Na antropologia, a resposta está na derivação de prática ancestral da pré-mastigação, a transferência de alimento macio e mastigado de uma pessoa a outra, normalmente da mãe para a criança. As reflexões sobre esse carinho, especialmente entre amantes, induziram até uma ciência: a filematogia.

2 comentários:

  1. Ahh legal, pode deixar q vou beijar muuuuuito por aki rsrsr
    Amooo =******

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! Os 28 motivos são muito interessantes... alguns eu conhecia, mas a maioria não fazia a menor ideia. Alguns motivos me chamaram a atenção... 90 segundos beijando e 60 segundos a menos de vida... hum... acho que ainda é lucro beijar 90 segundos. :D
    "é ilegal que um homem de bigode beije seres humanos"... hã... por que alguem perde tempo fazendo uma lei dessas??? Quem cumpre??? Por último (não sei se voce sabia) a mulher e o homem da primeira foto do seu post não se conheciam... fizeram uma "pose" pra foto... ^^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails